Abapa integra Semana do Cerrado em Barreiras

Publicado em: 10 de setembro de 2021

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) “vestiu a camisa”, engajando-se à Prefeitura Municipal de Barreiras e a diversas entidades locais, dentre elas, o Fundeagro e a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na Semana do Cerrado, promovida em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro. O objetivo da iniciativa é promover a conscientização e o uso sustentável deste bioma, através do cuidado com um dos maiores patrimônios naturais da região Oeste da Bahia, o Rio Grande, o maior afluente do Rio São Francisco.

Com o tema “Rio Grande – eu amo, eu cuido”, o evento está mobilizando pessoas e empresas, desde o dia 8 de setembro, em ações que visam a preservação e a recuperação do rio, em especial, nos trechos urbanos, com mutirões de limpeza e desassoreamento, e, na Zona Rural, com a recuperação de nascentes da localidade de Água Branca – Barrocão de Cima.

A equipe do programa Recuperação de Nascentes, iniciativa da Abapa, com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), operacionalizada pela Aiba, vai usar sua expertise para tornar a Semana do Cerrado ainda mais eficaz. Serão dois dias inteiros -13 e 14 de setembro – dedicados a este fim. Também integram as atividades, as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura de Barreiras, o Ibama/Prevfogo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG).

“O cerrado é considerado a ‘caixa d’água’ da América do Sul. É um bioma estratégico, para o Brasil e para o mundo, cada vez mais importante, pelo seu papel na produção de alimentos e algodão. Por isso, ganhou desde 2003 um dia em sua homenagem, 11 de setembro. Mas a atenção dedicada ao seu uso sustentável ultrapassa as datas oficiais. Por isso, além de todo o trabalho desempenhado pela Abapa, para uma cotonicultura sustentável, abraçamos iniciativas como estas, certos de que elas surtem um efeito nas pessoas e comunidades que vivem aqui”, afirmou o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

 

 

09.09 2021

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

 

 

Compartilhar:
;