Abapa o oferece curso gratuito de fundamentos de motores a diesel para comunidade e associados.

Publicado em: 28 de julho de 2023

Com foco na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho e no desenvolvimento regional, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) oferece, gratuitamente, a segunda turma do curso de “Fundamentos de Motores a Diesel”, em seu Centro de Treinamento (CT), localizado em Luís Eduardo Magalhães (BA). Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), regional Bahia, com apoio da Gotemburgo Volvo Nordeste, o objetivo do curso é oferecer formação básica em fundamentos de motores a diesel, visando atuação profissional do aluno na área de manutenção de veículos rodoviários e de máquinas agrícolas, que atualmente sofre com déficit de mão de obra especializada. A primeira turma contabilizou 12 alunos, e teve as aulas concluídas no dia 28 de julho.

As vagas estão abertas a pessoas de toda comunidade e não apenas aos colaboradores de produtores associados à Abapa. Segundo o presidente que representa a entidade dos cotonicultores, Luiz Carlos Bergamaschi, o curso é importante por oferecer aos alunos uma formação mais qualificada. “A capacitação traz benefícios tanto para o aluno, aumentando a sua empregabilidade e o potencial de remuneração, quanto para o mercado de trabalho, que demanda profissionais competentes para lidar com essas tecnologias. Isso ajuda no desenvolvimento regional. É a Abapa, mais uma vez, indo além do algodão”, afirma.

Além do Senai, o treinamento é realizado com o apoio da Gotemburgo Volvo Nordeste, que possui uma sala dentro do CT da Abapa para ministrar treinamentos de condução econômica, defensiva e preventiva para motoristas. “Nossos treinamentos para os motoristas das fazendas da região são fundamentais para otimizar o consumo de combustível, priorizar a segurança e garantir a preservação dos veículos. Estamos comprometidos em oferecer conhecimento e soluções personalizadas, para alcançar novos patamares de eficiência no campo”, diz Vivaldo Salustiano Evangelista, consultor de vendas no Oeste da Bahia, da Gotemburgo.

O curso tem duração de 40 horas e será realizado de 31 de julho a 4 de agosto. Durante a programação, os alunos irão aprender sobre identificação e princípios funcionais dos motores, dados técnicos, dados de sistema, dados básicos, gerenciamento eletrônico do motor, plano de manutenção, diagnóstico de falha, identificação de peças, montagem e desmontagem completa do motor, análise dos componentes quanto ao desgaste e controle dimensional do motor. Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos e levar uma cópia dos documentos pessoais – RG e CPF – à secretaria da Abapa, no horário comercial. A quantidade de vagas é limitada.

 

Serviço:

O que: Inscrições para o curso “Fundamentos de Motores a Diesel”

Quem: Abapa e Senai

Quando: 31/07/2023 A 04/08/2023

Horário: 8h às 12h / 13h às 17h

Onde: CT Abapa

Mais informações: (77) 3639-6832 / ct9@abapa.com.br (77) 9.9829.9092

 

 

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;