Abapa participa de visita às instalações de fazenda-escola no município de Barra

Publicado em: 20 de abril de 2021

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, e o diretor executivo da entidade, Lidervan Morais, embarcaram para a cidade de Barra, a 300 quilômetros de Barreiras, para conhecer as instalações da fazenda-escola Centro Estadual de Educação Profissional Águas – CEEP Águas. A cerimônia foi presidida pelo vice-governador da Bahia, João Leão, e teve a presença de parlamentares estaduais e federais, e do presidente a Aiba, Odacil Ranzi.

A iniciativa faz parte do projeto estadual de desenvolvimento sustentável da região do Médio São Francisco, através da incorporação de tecnologia, da geração de conhecimento e fomento a novas atividades econômicas, como a produção de energia renovável. “Hoje o estado da Bahia faz um gol de placa. Queremos oferecer meios práticos para que os alunos se profissionalizem. Além disso, os muitos empresários e parceiros estão ajudando a viabilizar o desenvolvimento integrado desta importante região. E, para isso, é fundamental que os estudantes consigam experimentar o aprendizado em um projeto com a diversidade que esse tem”, disse o vice-governador João Leão. Embora não seja um polo produtor de algodão, o município de Barra tem uma importância agrícola e histórica, e uma grande sinergia com os municípios do cerrado que compõem o Oeste do estado.

“O apoio a uma fazenda-escola é algo totalmente alinhado aos propósitos da Abapa, e ao que entendemos como a base de uma atividade agrícola sustentável. Uma fazenda-escola é o laboratório e a sala de aula a céu aberto, unindo teoria e prática, ciência, e mesmo empirismo, pois é tentando que acertamos.  A Abapa atendeu ao chamado do Governo da Bahia, na pessoa do vice-governador João Leão. Através do Projeto Correção de Solo da Escola Técnica em Barra, financiado pelo Fundeagro”, afirmou Luiz Carlos Bergamachi. “Não podemos esquecer o esforço pessoal do vice-governador, João Leão, na execução deste projeto. Ele é um incansável defensor da nossa região”, complementou. Além da Abapa, cotonicultores do Oeste também colaboraram individualmente para esta iniciativa, como os grupos Busato, Zanella e Schmidt.

“O agronegócio teve um salto de qualidade com a inserção de novas tecnologias nos campos produtivos. E tudo isso é fruto do avanço das pesquisas e da educação de modo geral. Esse processo vai acontecer aqui, na cidade de Barra, com a disponibilidade de profissionais qualificados para transformar a realidade local e regional”, destacou o presidente da Aiba, Odacil, Ranzi.

Para a execução do projeto, a Abapa disponibilizou máquinas, implementos e operadores. A entidade também forneceu os insumos agrícolas, como sementes de brachiaria e crotalária, calcário, fertilizantes, dentre outros, suficientes para a implantação de uma área de 150 hectares do total de 200 hectares da fazenda, sendo 100 hectares irrigados. Na ocasião, Luiz Carlos Bergamaschi e Odacil Ranzi entregaram ao vice-governador uma pauta de demandas dos agricultores do cerrado da Bahia.

20.04.2021

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Compartilhar:
;