Abapa participa de seminário sobre gestão sustentável no agronegócio em Viçosa

Publicado em: 21 de setembro de 2023

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, participou na noite de quarta-feira, dia 20 de setembro, da cerimônia de abertura do Seminário Agro Plus Brasil 2023, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Com foco na gestão sustentável, o evento reuniu estudantes para debater as boas práticas que contribuem para o desenvolvimento social, ambiental e econômico das propriedades brasileiras, além de abordar o mercado de grãos no País e o programa Agro Plus (antigo Soja Plus), financiado pela Cargill por meio da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Para o presidente da Abapa, o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) – certificação voluntária/autocontrole – Mapa, que é desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), assim como o Agro Plus, atua em prol de uma produção mais sustentável em sua cadeia produtiva.

A rastreabilidade do algodão brasileiro, o licenciamento Better Cotton Initiative (BCI), o ABR para as Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) e o ABR para Terminais Retroportuários de Algodão (LOG) também foram apresentados durante a participação de Bergamaschi no evento.

“Destacamos o trabalho realizado pela Abapa no estado da Bahia, como a Patrulha Mecanizada, o Programa Fitossanitário, o Centro de Treinamento e as ações realizadas para além do algodão, como a Corrida do Algodão, o Dia do Algodão, o Programa Conhecendo o Agro, entre outras, que levam conhecimento, educação e melhor qualidade de vida para a comunidade”, destacou.

O programa Agro Plus tem por objetivo capacitar estudantes que irão auxiliar o produtor rural nas demandas da legislação nos âmbitos de meio ambiente, resíduos, construção, saúde e segurança no trabalho, visando garantir, tanto para o mercado interno quanto externo, a qualidade e sustentabilidade do complexo da soja e outras culturas brasileiras. Na Bahia, o Agro Plus é representado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

 

 

21.09.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;