Abapa participa do Primeiro Seminário Algodão que Aquece, em Barreiras

Publicado em: 14 de maio de 2024

Na sexta-feira (10), Barreiras sediou o primeiro Seminário Algodão que Aquece, uma iniciativa do Núcleo das Mulheres do Agro, projeto desenvolvido pela entidade desde 2018, beneficiando mais de 25.000 crianças e jovens das escolas de toda a região oeste da Bahia. A vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto, foi uma das palestrantes do evento. Ela falou para o público composto por professores da rede municipal de educação, sobre a trajetória sustentável da agricultura, destacando a transição da agricultura de ontem para a de hoje.

Zanotto enfatizou a importância da sustentabilidade na agricultura, exemplificando com práticas adotadas pelos agricultores da região oeste, como rotação de culturas, gestão integrada de pragas com práticas fitossanitárias e uso de energia renovável. “Ensinar desde cedo a sustentabilidade é preparar as crianças para cuidar do mundo em que vivemos. É mostrar aos professores que quem ensina, ama o que faz, assim como quem produz também ama. Esse foi o nosso papel hoje”, disse.

Segundo Suzana Viccini, presidente do Núcleo das Mulheres do Agro, o seminário foi estrategicamente realizado em Barreiras, onde o programa Algodão que Aquece surgiu, percorrendo mais de 12.000 km da região, beneficiando 220 escolas. “Aprendemos muito nestes seis anos, agora, com uma base pedagógica mais fortalecida, o programa busca, além de diminuir a evasão escolar rural nos meses mais frios do ano na região, com a doação de casacos, plantar entre as crianças, suas famílias e comunidade escolar uma semente de conhecimento que deve gerar oportunidades e possibilidades”.

O evento também contou com a palestra do agricultor associado da Abapa, engenheiro agrônomo Celito Breda, que abordou o início da agricultura na região, os principais desafios e a forma como os produtores estão aumentando as produtividades em áreas cada vez menores. Outro destaque foi a fala da psicopedagoga do Projeto, Nayara Barrocal, levando uma mensagem de união e de encorajamento para os professores.

Algodão que Aquece – Conhecido entre as escolas do oeste baiano, o Algodão que Aquece é parceiro das secretarias de educação dos municípios. Oito 8 cidades já participaram do projeto, desenvolvido desde 2018 através da parceria com instituições e empresas ligadas ao setor produtivo, como a Abapa. A iniciativa surgiu com uma tentativa de diminuir a evasão escolar na zona rural nos meses mais frios do ano, de junho a setembro. A ideia inicial foi promover a doação de agasalhos para garantir a presença dos estudantes em sala de aula, e ainda, aproximar a cultura do algodão do dia a dia de professores e alunos. Logo depois, o projeto foi crescendo e passou a abarcar a outras culturas, valorizando a produção agrícola e a agricultura familiar da região.

Assessoria de imprensa Abapa – 13.05.2024

Compartilhar:
;