Abapa promove curso de Coordenador de Aviação Agrícola

Publicado em: 31 de outubro de 2022

De 21 a 26 de novembro, os engenheiros agrônomos que trabalham com pulverização aérea no Oeste da Bahia, ligados ou não aos grupos associados à Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), terão nova chance para se habilitar à capacitação para Coordenador de Aviação Agrícola. O curso é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está sendo oferecido gratuitamente pela entidade dos cotonicultores, através de um convênio com o Ministério, e da parceria com as empresas ABA Manutenção de Aeronaves e Sabri.

Os coordenadores atuam em solo e analisam todas as condições necessárias para o trabalho dos pilotos, definindo, inclusive, quando a operação não pode ser realizada. Também é atribuição deles cuidar da “calda” a ser aplicada, de modo que as operações se deem nos parâmetros de segurança para quem executa o trabalho, para o meio ambiente, as pessoas e as lavouras do entorno.

“As deliberações do Coordenador, que é Engenheiro Agrônomo, são cumpridas pelo Executor, que tem formação técnica. Tratam-se de funções cada vez mais requeridas na agricultura brasileira, que, por estar na zona tropical e ser de grandes proporções, não pode prescindir da aviação agrícola em suas estratégias de defesa fitossanitária”, explica o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. “Trabalhamos intensamente para o aprimoramento dos profissionais ligados à produção de algodão. Isso traz benefícios para o setor e para a sociedade, como um todo”, finalizou Bergamaschi.

 

Mitigando riscos

O presidente diz, ainda, que esta capacitação deveria ter ocorrido em julho, ao mesmo tempo em que foi realizado o curso de Executor Agrícola, também promovido pela Abapa. “Tivemos de adiar o de Coordenadores, pois a adesão dos Engenheiros Agrônomos foi abaixo do que esperávamos. É importante que o produtor entenda a relevância desta iniciativa e mobilize suas equipes para aproveitar esta oportunidade, evitando riscos futuros, tanto nas operações com esta tecnologia, quanto pelo descumprimento da legislação, que pode resultar em penalidades e elevação de custos operacionais”, advertiu Bergamaschi. Ele reforçou ainda que o curso é aberto também aos produtores não associados à Abapa, inclusive de outros estados.

 

 

Serviço

Coordenadores de Aviação Agrícola (CCAA)

Data:  de 21 a 26 de novembro de 2022

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Locais:

Aulas teóricas: CT – Abapa / Luís Eduardo Magalhães

Aulas práticas: ABA Barreiras

Carga horária: 42 horas

Compartilhar:
;