Abapa qualifica profissionais em curso de pivô de irrigação

Publicado em: 5 de setembro de 2023

Com foco no desenvolvimento e capacitação de profissionais que atuam no setor agrícola, o Centro de Treinamento e Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães (BA), promoveu, no dia 1º de setembro, o curso de pivô de irrigação com ênfase em dimensionamento e aferição de projetos, para 14 participantes.

Em parceria com a PIVODRIP/Valley, a qualificação teve como objetivo preparar os participantes para a operação desses equipamentos de forma segura e eficiente, possibilitando melhores resultados para que o sistema de irrigação traga produtividade e rentabilidade aos produtores do Oeste da Bahia.

“O uso da tecnologia no campo depende diretamente do conhecimento técnico dos profissionais que ali atuam. Por isso, as capacitações dos operadores dos pivôs agrícolas são essenciais para garantir que isso aconteça. Além disso, temos a importância do uso adequado dos recursos naturais. A irrigação é uma tecnologia para usar de forma responsável esse recurso hídrico, fazendo com que se entreguem altas produtividades com qualidade”, afirmou o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

Para o diretor da PIVODRIP/Valley, Hugo Zaggo, a parceria é importante para fortalecer a qualificação de mão de obra na região. “Para nós, é importante contribuir, fornecendo conhecimento técnico qualificado para as pessoas que atuam em nosso ramo. Este conhecimento ajuda a nossa região a crescer, em produtividade e qualidade de produção, e nos permite avançar junto com nossos clientes.”

Um dos instrutores do curso, Luís Felipe Tomé explica que os participantes receberam instrução sobre o sistema de irrigação por pivô central; layout e lâmina de projeto; dimensionamento de pivô central; e aferição e conferência de projeto em campo.

“O curso abordou vários aspectos, como o dimensionamento de parte aérea, sobre o que interfere no custo do projeto, como a escolha de tubulação de parte aérea, da bomba, de adutora, como cada ponto pode interferir no manejo mais adiante e como pode interferir na utilização do equipamento. Eles aprenderam a fazer o dimensionamento para o cliente da melhor maneira possível para atender aos requisitos de custo e benefício”, explicou.

 

05.09.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;