Abapa realiza encontro técnico sobre agricultura familiar em Candiba

Publicado em: 9 de agosto de 2023

No dia 2 de agosto, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou um encontro técnico com 70 pessoas, entre autoridades e produtores rurais, na Fazenda Riachão, do município de Candiba, região Sudoeste da Bahia, para levar informações sobre agricultura familiar e irrigação. Na ocasião, também foram doados kits de equipamentos de segurança individual (EPIs).  A ação integra o Projeto de Apoio à Cotonicultura do Sudoeste da Bahia, com recursos do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), e beneficia pequenos e médios cotonicultores da região Oeste e Sudoeste com a doação de kits de irrigação e disseminação de conhecimento e novas tecnologias para o controle de pragas e aumento da produtividade na safra.

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, o Projeto reforça o compromisso da associação com o fortalecimento do algodão nas duas áreas produtivas do estado. “Os produtores do Oeste e Sudoeste têm grande importância para a cotonicultura baiana e, além dos kits, recebem orientação técnica para o manejo das pragas e doenças”, afirma.

O coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, Antonio Carlos Santos Araújo, explica que a cultura do algodão tem grande significado socioeconômico para a região Sudoeste da Bahia, que já produziu mais de 300 mil hectares, constituindo-se em uma das principais atividades agrícolas da região, onde há predominância de agricultores familiares. “O apoio da Abapa aos pequenos agricultores familiares é de fundamental importância, pois fomenta o algodão naquela região, melhora as possibilidades no aumento da produtividade e, consequentemente, a rentabilidade, tendo como objetivo a criação de mecanismos de incentivo à fixação do homem no campo, fortalecendo a agricultura familiar e diminuindo o êxodo rural”, diz.

O município de Candiba possui 28 kits de irrigação, com resultados satisfatórios e bom histórico de produtividade. Para comprovar o sucesso da ação, o encontro foi realizado numa lavoura de algodão formada em um desses kits de irrigação doados pelo Projeto, da produtora Darlene Magalhães Costa.

“Esse resgate da cotonicultura no sudoeste baiano com a participação dos pequenos produtores é de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios que compõem essa região”, lembra Nailton Almeida, coordenador do Programa Fitossanitário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Além dos cotonicultores, o dia de campo contou ainda com a participação do prefeito Reginaldo Prado, vice-prefeito Jurandy Bomfim, secretário municipal de Agricultura Fernando Costa, gerente regional da Adab Guanambi Cleiton Nogueira, entre outras autoridades da região.

Desde a safra 2014/15, a Abapa promoveu a doação de 305 kits de irrigação a produtores da agricultura familiar em 15 municípios da região, sendo eles Brumado, Candiba, Carinhanha, Guanambi, Igaporã, Luiu, Lagoa Real, Malhada, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Urandi, Sebastião Laranjeiras, Rio do Antônio, Serra do Ramalho, Tanhaçu. Além do algodão, nos kits de irrigação são feitas rotações de culturas, como milho, feijão, melancia, pepino e feijão, que espelhados nesse projeto já somam mais de 600 hectares cultivados.

 

09.08.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;