Abapa recebeu delegação da Chinatex no Oeste da Bahia

Publicado em: 22 de agosto de 2023

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) recebeu, nesta segunda-feira (21), uma delegação formada pela alta cúpula da empresa China Corporation Limited, a Chinatex, estatal chinesa que é também a maior compradora de algodão no país asiático e responde por uma cadeia integrada na produção têxtil, com fiação, tecelagem, além de exportação e importação de produtos têxteis acabados. A missão internacional está sendo conduzida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), entre os dias 18 e 24 de agosto, e tem como objetivo fortalecer os laços do setor algodoeiro do Brasil com o mercado chinês, para aumentar a penetração do produto nacional, neste que é o maior comprador mundial de algodão.

Na Bahia, os representantes da Chinatex puderam visitar uma fazenda, uma Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBA), o Centro de Análise de Fibras da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães, e tiveram a oportunidade de conversar com os produtores locais, durante evento promovido pela associação estadual. Por ano, a Chinatex compra em torno de dois milhões de toneladas de algodão, sendo que cerca de 500 mil toneladas são importadas. Nos últimos cinco anos, o Brasil foi a origem de aproximadamente 400 mil toneladas da pluma importada pela companhia.

“É sempre uma satisfação, para os cotonicultores da Bahia, receber e participar de missões estrangeiras, que ajudam a tornar ainda mais conhecido e desejável o nosso algodão. Estes encontros nos permitem estreitar laços e aumentar nosso potencial de venda aos países visitantes. A delegação da Chinatex pôde ver de perto como se desenvolve a produção em nosso estado, que reflete os compromissos fundamentais do algodão brasileiro, em sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade. Na Bahia eles também testemunharam as iniciativas da Abapa, sobretudo, em formação de mão-de-obra para a cotonicultura altamente moderna e tecnificada que desenvolvemos aqui”, afirmou o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, destacou que a proximidade com a Chinatex, que também é uma das mais importantes tradings chinesas, é estratégica. “O algodão Brasileiro vem ganhando cada vez mais espaço nas importações desta companhia e nós queremos aumentar ainda mais a nossa participação na mistura deles. A presidente da Chinatex, a senhora Yuan Fei, e os demais delegados da empresa, estão conferindo a alta eficiência e a qualidade do nosso algodão e a garantia de que cumprimos os nossos contratos e vamos entregar um dos melhores algodões do mundo”, afirma Schenkel. Ele diz ainda que a oportunidade para apresentar aos visitantes o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – Mapa, desenvolvido pela Abrapa em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), vai trazer resultados muito positivos para as transações comerciais com o algodão entre os dois países.

Para o produtor Júlio Cézar Busato, ex-presidente da Abrapa e da Abapa, e que recebeu o grupo em fazenda e algodoeira do Grupo Busato, o que se quer é “evidenciar para eles o nível de qualidade e organização dos produtores brasileiros, principalmente, agora com a certificação oficial, que chancela a qualidade do algodão brasileiro, informada nos laudos de laboratório de análise de pluma. Dessa forma, estamos nos equiparando ao algodão americano, e isso nos dá mais vantagens na disputa do mercado”, disse. Ainda de acordo com Busato, a certificação oficial será uma ferramenta para que o comprador tenha certeza de que ele vai receber o algodão do mesmo fardo da amostra que foi analisada pelo High Volume Instrument (HVI).

 

 

22.08.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

 

Compartilhar:
;