Abapa visita núcleos para discutir manejo fitossanitário

Publicado em: 16 de outubro de 2023

Com o fim da colheita, a equipe do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) visitou os núcleos “Placas Bela Vista”, “Rio das Pedras” e “Rio Grande” com o propósito de promover a troca de informações sobre as boas práticas de manejos fitossanitários e evitar doenças nas lavouras. Os encontros foram realizados com os líderes, produtores, empresas do agronegócio e consultores técnicos e integrantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), nos dias 10 e 11 de outubro.

De acordo com o gerente do Programa, Antonio Carlos Araújo, na ocasião também foram discutidos o desempenho da safra de algodão da Bahia, que terminou recentemente, os manejos e destruição de soqueiras, e a tecnologia utilizada nos cultivos de soja, milho e algodão. “As reuniões foram ótimas e aproveitamos o momento para ressaltar os cuidados no campo. O vazio sanitário da cultura do algodão teve início no dia 20 de setembro e vai até 20 de novembro. É importante ressaltar que neste período não devemos ter plantas vivas de algodão (soqueiras ou tigueras)”, informou.

O consultor Luis Henrique Kasuya disse que as visitas são fundamentais para troca de informações do que está sendo feito nas fazendas, não só no manejo de pragas como o bicudo, como também lagartas, cigarrinhas e outros problemas que afetam o algodoeiro. “O controle de soqueira que está sendo feito de modo correto em uma fazenda também tem que ser exemplo para outra. É uma interação muito rica de informações, para que a gente possa melhorar sempre”, afirmou.

Participaram das reuniões os líderes Fernando Andrade (Placas Bela Vista); Fernando Caetano (Rio de Pedras); e Clóvis Ceolin (Rio Grande).

 

14.10.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

 

 

Compartilhar:
;