Agro Rosário 2024: Feira agrícola encerra com crescimento e anúncio de investimentos para a região Oeste

Publicado em: 11 de março de 2024

A 11ª edição da Agro Rosário, realizada de 6 a 9 deste mês no distrito de Rosário, município de Correntina, encerrou com um aumento de 17% de expositores em relação ao ano passado e o anúncio de um investimento inédito para o Oeste. Com mais de 165 expositores, a feira, realizada pela J&H Sementes, apresentou novidades para o setor agrícola, marcando o início dos eventos de tecnologia e negócios do Oeste da Bahia em 2024. Na abertura, o anfitrião, Harald Kudiess, destacou o trabalho dos pioneiros do agronegócio na região Oeste.

“Esta feira reflete um pouco do que foi realizado no Oeste pelos agricultores que aqui chegaram, arregaçaram as mangas e foram ao trabalho e com algum conhecimento e muita coragem, promoveram uma verdadeira transformação”, disse Kudiess, enfatizando o papel das associações, entidades e sindicatos, como a Abapa, Aiba e Fundação BA, na organização da classe produtora.

Divulgando programas e fortalecendo parcerias na região, que responde por 15% do algodão produzido no Oeste, a Abapa marcou presença. “A organização da Agro Rosário está de parabéns, mais uma edição de sucesso”, destacou o presidente da associação, Luiz Carlos Bergamaschi. Ainda na abertura do evento, ele ressaltou os desafios futuros do setor da cotonicultura, como aumentar o consumo de algodão e promover uma maior participação do Brasil no mercado internacional, reforçando a importância das parcerias para a conquista destas e outras demandas na busca pelo crescimento e fortalecimento do setor.

Todas as reivindicações e propostas dos agricultores para alavancar o agronegócio regional, com a promoção de mais investimentos, geração de emprego e melhoria da qualidade de vida, foram direcionadas às autoridades políticas presentes no evento – o coordenador geral do Ministério da Agricultura, Oziel Oliveira; secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; deputado federal, Manuel Rocha e estaduais, Eduardo Salles e José Rocha, – que se comprometeram a continuar na parceria com os produtores do Oeste.

Projeto Farol– A 11ª edição da Agro Rosário foi palco do lançamento do Projeto Farol, uma biorrefinaria de classe mundial que produzirá álcool a partir do milho e outros produtos, com um investimento superior a R$ 1,1 bilhão e previsão de início de operação no segundo semestre de 2026, entre os distritos de Rosário e Brejão, região limítrofe entre Correntina e Jaborandi, próximo a Goiás.

Assessoria de imprensa Abapa – 09.03.2024

Compartilhar:
;