Aplicações seguras

Publicado em: 9 de março de 2023

Cursos de capacitação para Coordenador em Aviação Agrícola (CCAA) e para Executor em Aviação Agrícola (CEAA) serão oferecidos, novamente, em 2023

Depois da grande repercussão, em 2022, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vai oferecer, mais uma vez, o curso de capacitação para Coordenador em Aviação Agrícola (CCAA), na semana de 26 de junho a 1º de julho, e para Executor em Aviação Agrícola (CEAA), no dia 03 de julho a 08 de julho. A iniciativa é fruto do convênio entre a Abapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim como da parceria com as empresas ABA Manutenção de Aeronaves e Sabri Sabedoria Agrícola. O treinamento será gratuito para os associados da entidade e acontecerá no Centro de Treinamento da associação, o CT Abapa, em Luís Eduardo Magalhães/BA, para as aulas teóricas, e na ABA, em Barreiras, durante o período de prática.

Estratégia fundamental no combate a pragas e doenças em áreas de grande extensão de lavouras, como a região Oeste da Bahia, a aviação agrícola exige profissionais capacitados, prontos para efetuar o método com qualidade e precisão. Coordenadores e Executores em Aviação Agrícola são profissionais que ficam em solo e analisam todas as condições necessárias para o trabalho dos pilotos. Os coordenadores são engenheiros agrônomos, responsáveis legais pela atividade. Já os executores são aqueles que põem em prática as deliberações do coordenador, uma função que pode ser executada por técnicos agrícolas e agropecuários.

 

Segura e necessária

Além de extremamente necessária, a aplicação aérea também é segura. Segundo Paulo Schmidt, Vice-Presidente da Abapa, “o conhecimento das boas práticas, por meio de cursos e treinamentos, por exemplo, oferece ao profissional o aprendizado com o que há de melhor, na tecnologia mundial”. O uso de equipamentos modernos impacta diretamente no custo de produção, permitindo o cultivo de alimentos de alta qualidade, mais baratos e competitivos. “Dessa forma, é possível minimizar danos ambientais, e, ao mesmo tempo, garantir alta eficiência agronômica”, explica Schmidt.

Mais conhecimentos

Edinaldo Oliveira está na área, desde 2002, e participou da capacitação para Executor em Aviação Agrícola. Ele conta que, há muito tempo, buscava uma oportunidade como essa. “O curso foi muito bom, tivemos chance de aprender em aulas teóricas e práticas. A capacitação me trouxe mais segurança para realizar atividades, como manusear produtos, regular equipamentos e fazer aplicações”, explica. Já Elismar Magalhães está iniciando no setor. Com cinco meses de experiência, ele pode adquirir novos conhecimentos como executor. “Foram três dias em que ganhamos mais experiência com a rotina da aviação”, conta Elismar.

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, ressalta que a capacitação é uma exigência do Mapa, que contribui para a sustentabilidade do negócio. “Estamos oferecendo os cursos gratuitamente, enquanto o mercado cobra quantias significativas por isso. Por enquanto, nenhuma penalidade está sendo aplicada por parte do Ministério, mas os cotonicultores baianos não vão esperar que isso aconteça. Aproveitem a chance e qualifiquem seus executores e coordenadores em aviação agrícola”, recomenda.

 

 

09.03.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Carolina Gomes – Jornalista Assistente.

(71) 98881-1555

 

 

Compartilhar:
;