Atenção gestores, encarregados e supervisores das Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA)

Publicado em: 23 de março de 2023

Nos dias 11, 12 e 13 de abril, a Abapa vai sediar, em seu Centro de Treinamento, em Luís Eduardo Magalhães/BA, a capacitação e qualificação para inspetores de Unidades de Beneficiamento de Algodão.

O conteúdo foi desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com supervisão da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal, SFA/DF, e aprovação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A designação de inspetores para UBAs e laboratórios é parte da estratégia do Programa da Qualidade do Algodão Brasileiro, a certificação oficial da fibra, que está em implementação. Inspetores são funcionários capacitados, detentores dos conhecimentos legais e técnicos para o ofício, e legalmente responsáveis pelos dados que informam.

O conteúdo programático da capacitação abordará os requisitos legais do programa, como a Instrução Normativa nº24 de 14 de julho de 2016, do Mapa, que define o regulamento técnico do algodão em pluma, o padrão oficial de classificação, os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes à classificação do produto. Já a Portaria 375, de 12 de agosto de 2021, estabelece os requisitos e critérios para a certificação voluntária dos produtos de origem vegetal.

Compartilhar:
;