Auditoria confirma a confiabilidade nos resultados emitidos pelo Centro de Análise de Fibras da Abapa

Publicado em: 24 de novembro de 2023

 

Em mais uma auditoria anual para verificação do cumprimento dos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2017 – que estabelece requisitos gerais para os laboratórios de ensaios e calibração que desejam demonstrar sua competência técnica –   o Centro de Análise de Fibras da Abapa, confirmou a seriedade e compromisso da equipe técnica durante o processo de análise das amostras de algodão recebidas de toda a região Oeste da Bahia e outros estados do Matopiba.

A vistoria realizada durante os dias 20 a 24 deste mês constatou que o laboratório, o maior da América Latina, atende às normativas exigidas e o resultado da auditoria foi muito satisfatório. “A conclusão é que o sistema de gestão está implementado e o laboratório está apto a dar o próximo passo, que é buscar a acreditação junto à CGCRE do INMETRO. Diante do que foi verificado, constatamos que cumpre aos critérios exigidos e garante a confiabilidade de seus resultados emitidos”, destacou a auditora Adelaide Rebouças.

As inspeções se concentraram no Laboratório de Ensaio utilizado pelos produtores para análise de classificação do algodão, com o intuito de verificar a execução das normativas exigidas na parte técnica, documental e administrativa da 17025. “O laboratório trabalha com controle rigoroso, equipe técnica competente e instalações apropriadas. Trabalhamos sempre em busca de resultados com alto nível de excelência para os produtores”, pontuou o gerente do Centro de Análises, Sérgio Brentano. A NBR ISO/IEC 17025:2017 começou a ser implantada no laboratório em 2018 com finalização em 2022, o que confere aos processos responsabilidade, ética e transparência.

Assessoria de imprensa da Abapa – 24.11.2023

 

 

Compartilhar:
;