Barreiras estará presente no Programa Educacional Conhecendo o Agro, em 2024

Publicado em: 5 de março de 2024

Nesta terça-feira (5), o diretor executivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Gustavo Prado, e a pedagoga Tatianne Silva, participaram de uma audiência com o prefeito Zito Barbosa, em Barreiras, para apresentar o Programa Educacional Conhecendo Agro, nesta edição que se inicia em 2024. O encontro buscou ainda a parceria do município no programa educacional que tem como principal objetivo aproximar professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino do dia a dia da produção agrícola da cadeia produtiva regional, com destaque principal para a cultura do algodão no Oeste da Bahia.

De acordo com o diretor executivo, o projeto iniciado em 2019 tem ampla adesão dos municípios da região. Em sua última edição, em 2023, 10 municípios aderiram, e 78 escolas participaram ao longo do ano, impulsionando atividades em sala de aula, como palestras, oficinas, visitas técnicas, demonstrando a aplicação da tecnologia e boas práticas sustentáveis pelo setor agrícola. “Trata-se de uma proposta que leva informações aprofundadas e reais sobre o que se faz no campo aos estudantes, professores e famílias, promovendo, inclusive, mudanças de hábitos”, destacou Prado.

O prefeito Zito Barbosa recebeu com entusiasmo a iniciativa e garantiu que Barreiras estará presente na edição de 2024. “Entendemos ser um programa de muita importância para professores e estudantes se aproximarem mais das práticas do campo, do dia a dia do agricultor, da produção agrícola regional. É fundamental que nossos alunos tenham consciência do que acontece nesta região produtora em que vivem. Mais uma vez estaremos nesta parceria, assim como nas muitas que mantemos com a Abapa”, afirmou o prefeito.

O Conhecendo o Agro propõe aos professores participantes uma formação específica, onde são sanadas as dúvidas, pela equipe pedagógica e também por engenheiros agrônomos e técnicos do setor. Já os estudantes recebem material didático para ser trabalhado em sala de aula. Ao oferecer acesso a informações atualizadas, recursos didáticos e experiências práticas, o programa visa enriquecer o currículo escolar e inspirar futuras gerações de profissionais e líderes e profissionais no campo.

Assessoria de imprensa da Abapa – 05.03.2024

Compartilhar:
;