Cartilha traz panorama da produção agrícola sustentável do Oeste da Bahia

Publicado em: 17 de março de 2021

Nos últimos 40 anos, a região Oeste da Bahia transformou-se um dos principais polos de produção de alimentos e fibras do Brasil. Mais que isso, contudo, é hoje um exemplo de agricultura moderna e tecnificada, desenvolvida em bases sustentáveis, num modelo que consorcia a atividade produtiva rural e a conservação dos recursos naturais, para a garantia da permanência dos empreendimentos agrícolas ao longo do tempo, e da segurança alimentar, para esta e as próximas gerações.

Para explicar como isto se deu, e como funciona, foi lançada a cartilha Empreendimento Rural Sustentável Cenário da Região Oeste da Bahia – Brasil. A publicação, desenvolvida com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), é uma iniciativa da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), através do Centro Ambiental da entidade.

Ao longo de 20 páginas, a cartilha traz um panorama da região, suas características naturais, aptidões, áreas produtivas e potenciais, com detalhamento em profundidade das atividades agrícolas desenvolvidas, nas quais se destacam a produção de grãos e fibras, com crescimento acentuado de outras vertentes, como a fruticultura e a pecuária.

Da visão panorâmica, a cartilha põe o foco no empreendimento rural: as lavouras, estruturas produtivas, logísticas e as boas práticas, sejam agrícolas, operacionais ou no manejo de agroquímicos e resíduos, como embalagens, prevenção de incêndios, dentre outros. Enfatiza, ainda, o cumprimento das legislações trabalhista e ambiental, que inclui o uso sustentável e outorgado dos mananciais hídricos da região. Tudo isso em uma linguagem clara e objetiva, que fazem do material uma importante fonte de informações para produtores, técnicos e estudantes. Dentre muitos outros públicos. Os interessados podem consultar a versão digital no site da Abapa.

Compartilhar:
;