Centro de Análise de Fibras da Abapa aprovado em visita técnica do programa SBRHVI

Publicado em: 8 de agosto de 2023

O Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), foi aprovado, sem ressalvas, na visita técnica realizada pelo Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), nos dias 3 e 4 de agosto. Localizado no município de Luís Eduardo Magalhães (BA), o centro é o maior da América Latina, assim como o que mais realiza ensaios, dentre os 12 laboratórios brasileiros de classificação do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Este último tem como objetivo garantir o resultado de origem e assegurar mais credibilidade e transparência aos laudos de análise de fibra, através de aparelhos High Volume Instrument (HVI).

Durante a visita técnica, o laboratório cumpriu os 42 itens da lista de Verificação e Diagnóstico de Conformidade do Laboratório (VDCL), protocolo que integra o chamado Terceiro Pilar – de orientação aos laboratórios – do programa SBRHVI. O resultado atesta que ele opera com processos padronizados e os dados aferidos nos ensaios com o algodão beneficiado (pluma) são fidedignos e transparentes.

“Muitos investimentos já foram realizados para o aprimoramento da infraestrutura do laboratório da Abapa, no decorrer dos últimos anos, como a aquisição de equipamentos, e a ampliação e modernização do sistema de climatização. Isso foi determinante para fazer com que nós conseguíssemos atender aos requisitos exigidos no diagnóstico. Da mesma forma, foi fundamental o trabalho da equipe, que faz com que todos os processos aconteçam de forma correta”, afirmou o gerente do centro, Sergio Brentano.

De acordo com Deninson Lima, assistente do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), que aplicou o VDCL, o sistema de gestão do laboratório da Abapa está bem consolidado. “A equipe já está se preparando para uma acreditação dos ensaios referentes às seis características intrínsecas comerciais do algodão (micronaire, resistência, comprimento, uniformidade do comprimento, grau de reflectância RD e grau de amarelamento + B). O laboratório da Abapa tem um sistema de gestão bastante consolidado e a equipe trabalha em sintonia no sistema de gestão e documentação, o que é muito importante”, concluiu.

Na safra deste ano, o laboratório trabalha em três turnos para classificar as cerca de 3,24 milhões de amostras projetadas para este ciclo. Para atingir a meta, em torno de 30 mil análises são realizadas diariamente.

 

08.08.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;