Coelba apresenta planos de investimentos e obras em resposta à reivindicação da classe produtora do Oeste da Bahia

Publicado em: 27 de março de 2024

Produtores rurais do Oeste da Bahia foram informados sobre os planos de investimentos e obras da Coelba para fortalecer o setor agrícola regional. Em uma reunião realizada nesta terça-feira (26), em Barreiras, o presidente da Coelba, Thiago Freire Guth, e sua equipe técnica apresentaram o Plano de Investimentos no Estado e o Plano de Obras para o ciclo 2024/2027, destacando as ações planejadas para a região.

“Nos propomos a realizar esse trabalho junto com as associações, ouvir a necessidade do cliente, fazer nosso esforço interno de investimento e trabalhar juntos para resolver os problemas com transparência para que a gente possa melhorar o atendimento aqui na região. Hoje o maior desafio é o da construção, nos próximos quatro anos, de 10 subestações na região”, afirmou Guth.

Entre os principais destaques está a construção de 10 novas subestações, a ampliação de 16 subestações existentes, a implantação de 635 quilômetros de linhas de alta tensão e a ampliação de 70% da potência elétrica. Essas iniciativas visam atender às demandas crescentes do agronegócio local, garantindo um fornecimento de energia mais estável e eficiente.

Em reuniões anteriores, foram tratadas pautas de viabilidade de estudos de conexão da região Oeste, além da qualidade da rede elétrica. Para Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a presença da presidência da Coelba na região demonstra a atenção ao setor. “Essa é a segunda vez que o presidente da Coelba está aqui trazendo respostas e anunciando investimentos, esperamos que isso venha atender ao produtor tanto na quantidade que ele precisa, como na qualidade. A energia tem travado o desenvolvimento da região e muitos investimentos que estão reprimidos, mas este primeiro passo, com base em uma relação de confiança, traz a esperança da continuidade e de sanar outras demandas que são importantes para o nosso setor”, disse.

Moisés Schmidt, vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), considerou o momento como positivo para o agronegócio local. Ele destacou que as ações prometem sair do papel e se tornarem realidade, atendendo às necessidades existentes.” Daqui pra frente com transparência e participação da Coelba com o setor produtivo, teremos o atendimento das demandas do agronegócio do Oeste na Bahia”, destacou.

O evento foi encerrado já com uma agenda de novas reuniões a serem realizadas nos próximos meses onde será apresentado o cronograma atualizado das obras e investimentos.

Assessoria de imprensa da Abapa – 27.03.2024

Compartilhar:
;