Comitiva do Rabobank visita Abapa para compreender o processo de comercialização da fibra

Publicado em: 20 de março de 2024

Uma equipe representando o Rabobank esteve no Oeste da Bahia em uma visita à Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), sendo recebida pelo presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, em Luís Eduardo Magalhães. O encontro, ocorrido na segunda-feira (18), teve como objetivo proporcionar aos visitantes uma visão mais ampla do papel da associação e do processo de comercialização da fibra de algodão pelos produtores.

Durante a visita, foram compartilhadas informações relevantes sobre a atuação da Abapa, incluindo os programas em execução, os recursos e fundos geridos pela associação. Também foram abordados temas como o funcionamento e o processo de análise e classificação da fibra, os diferentes tipos de algodão e as exigências do mercado na classificação, além de como esses aspectos impactam financeiramente o produtor. Um dos pontos discutidos foi a análise dos desafios que impedem o aumento do consumo de algodão, como a concorrência das fibras sintéticas.

Bergamaschi ressaltou que o entendimento do processo de produção de algodão pelos agentes financeiros é fundamental para uma análise mais precisa e para o direcionamento adequado das linhas de crédito, promovendo assim o desenvolvimento regional. Ele enfatizou que “essas visitas são sempre bem-vindas porque os agentes financeiros passam a entender melhor como se dá a produção de algodão. Este entendimento é fundamental para que haja mais assertividade nas análises prévias e nas linhas de crédito oferecidas e direcionadas ao setor, usando de forma adequada todos os recursos e os meios para promover a cultura do algodão e o desenvolvimento da região.”

Eduardo Pagani, gerente do Rabobank na região Oeste, acrescentou que o objetivo da visita foi buscar maior conhecimento da cadeia de comercialização do algodão e compreender todo o processo de análises de fibra, HVI e seus impactos na comercialização. “Foi muito proveitoso e aprendemos bastante, fomos muito bem recepcionados e agradecemos oficialmente ao presidente Luiz Carlos, ao diretor executivo Gustavo Prado e ao gerente do Centro de Análise, Sérgio Brentano, pelo tempo e disponibilidade em nos atender e fornecer as informações de forma transparente e de fácil entendimento. Mas ainda vimos que temos muito a aprender”, concluiu.

Assessoria de Imprensa da Abapa 20.03.2024

Compartilhar:
;