CT da Abapa capacita 11 pessoas no curso de soldagem com eletrodo revestido

Publicado em: 20 de setembro de 2023

Onze pessoas foram certificadas no curso de Aperfeiçoamento em Soldagem em Aço Carbono com Eletrodo Revestido, realizado pelo Centro de Treinamento e Tecnologia (CT), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), de 12 a 15 de setembro, na Fazenda Parceiro, da SCL Agrícola, que fica em Formosa do Rio Preto (BA).

O objetivo do curso foi demonstrar e ensinar a soldagem em aço carbono com eletrodo revestido aos participantes, que antes não dominavam plenamente todas as técnicas que são consideradas indispensáveis no dia a dia desses trabalhadores. “Na fazenda, temos uma máquina que trabalha com esse tipo de solda e não era utilizada por falta de esclarecimento. O curso veio para agregar conhecimento”, disse o técnico de segurança da fazenda, José Maciel, que também participou do curso.

De acordo com o coordenador do CT da Abapa, Douglas Fernandes, a atuação na área de soldagem exige extensa capacitação técnica dos profissionais e constantes aperfeiçoamentos para trabalhar com diferentes tipos de soldas e materiais. “Os cursos ofertados pelo CT agregam diversos benefícios às fazendas, como a redução dos riscos de acidentes, a melhoria da qualidade do trabalho, o aumento da produtividade e maior proficiência. Nosso objetivo é somar ao trabalho desses profissionais, para que sejam cada vez mais eficientes e valorizados”, afirma.

O curso realizado pelo CT da Abapa teve duração de 32 horas e abordou temas como introdução à soldagem em arco elétrico; eletrotécnica básica, tipos de ligas para soldabilidade, material de base e consumíveis, terminologia da soldagem; segurança nas operações de soldagem; aplicação de soldagem nos materiais;  soldagem em ferro fundido, aço carbono, preparação; tubulação, posições de soldagem e proteção de umidade e atmosférica.

 

 

 

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

 

Compartilhar:
;