Curso de formação de assistente administrativo

Publicado em: 17 de maio de 2022

A Abapa vai oferecer, em sua sede do Rosário, o curso de formação de assistente administrativo, provendo conhecimentos básicos sobre as diferentes técnicas da operacionalização dos processos nas atividades administrativas das empresas, possibilitando o entendimento da dinâmica e dos controles operacionais internos que garantam a eficiência empresarial dentro dos modernos conceitos de produtividade e qualidade. Com este curso, o aluno desenvolverá competências específicas para entender a estrutura organizacional interna das empresas, e conhecer os princípios básicos da administração e da gestão de pessoas.

Curso de formação de assistente administrativo 

Data:30 de maio a 04 de agosto de 2022 (Data sujeita a alteração)

Horário: de segunda a sexta, das18h40 às 21h40 e, aos sábados, das 14h às 18h

Local: Abapa Rosário

Carga horária: 160 horas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Comunicação Oral e Escrita – 20h

Apresentações: Preparação de apresentação; uso de vocabulário adequado. Redação Técnica: Descrição; Dissertação. Comunicação escrita na empresa: Correspondência; Oficial; Bancária; Comercial; Interna; Circulação de documentos

 

  • Informática Aplicada – 20h

Abertura e fechamento dos programas; Área de Trabalho; Manipulação de Arquivos; Editor de textos (Configuração de página, Comandos de Edição, Correção ortográfica e gramatical); Editor de Planilhas (Formatação de planilha, formatação de célula, comandos de edição e fórmulas básicas); Editor de apresentações (Formatação de apresentação); Internet; Impressão.

 

  • Orientação e Desenvolvimento Pessoal – 12h

Orientação para o trabalho (Elaboração de currículo; Postura na seleção); Inteligência Emocional; Criatividade; Comunicação Interpessoal; Teorias Motivacionais no Trabalho; Qualidade de Vida; Liderança; Relacionamento Interpessoal; Empreendedorismo; Planejamento; Negociação.

 

  • Gestão Organizacional – 20h

Empresa: Definição, objetivos e classificação; Estrutura organizacional: tipos, sistema de hierarquia, departamentalização, responsabilidades; Organograma; Legislação empresarial e normas internas; Conceitos de organização, comprometimento e disciplina no trabalho; Conceitos e importância do planejamento, organização e controle; “noções” de gestão de projetos (Escopo, Prazo, Tempo, Custo); “noções” de inovação (conceitos, abordagem do design thinking);

 

  • Fundamentos Contábil-Financeiro – 20h

Patrimônio: Conceito; Lucro, receita e custo. Demonstrações contábeis: Ativo e passivo; Receitas: Ganhos, despesas, perdas. Escrituração: Relatórios e balanços. Inventário, Orçamento, Plano de contas, lançamentos contábeis, regras gerais, elementos dos lançamentos.

 

  • Recursos Humanos e Departamento Pessoal – 20h

Motivação; Liderança; Trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados; Relações trabalhistas; Processo de admissão; Rotinas de demissão; Processo de recrutamento e seleção ; Processo de treinamento e desenvolvimento; Processo de remuneração; Processo de avaliação de desempenho; Pesquisa de satisfação (clima organizacional); Saúde e Segurança do trabalho

 

  • Fundamentos da Qualidade e Logística – 30h

Definições e conceitos de qualidade, Introdução a norma ISO 9001:2015; Ferramentas da Qualidade: Origem; Conceitos e Definições;5S; Ciclo PDCA

Fundamentos de logística: Conceito, aplicação e importância.

Logística de armazenagem: Filosofia tradicional e Just in Time (JIT); Localização do estoque; Leiaute; Tipos de estoque; Alternativas de estocagem (First In, First Out – FIFO e Last In, First Out (LIFO)

Logística de suprimentos: Cadeia de suprimentos

Logística de transporte: Estratégia de distribuição

Logística reversa: Conceitos, aplicação e importância para as organizações e sociedade.

 

  • Organização de documentos e Arquivamento – 18h

Tipos, características e finalidades dos documentos; Correspondência Comercial: elementos constitutivos; padrões; Mala direta; Relatório; Ata; Recibo; Correspondência Oficial: elementos constitutivos; padrões; Atestado; Declaração; Ofício; Comunicação interna – circular, ordem de serviço, memorando; Procuração; Rotinas de documentos; Protocolo: recebimento, registro, triagem, classificação, expedição e distribuição, controle da movimentação; Controle de documentos; Fluxo de documentos; Arquivo: conceito, finalidade e importância; Métodos de arquivamento: cronológico, alfabético, numérico, alfanumérico, horizontal, vertical, geográfico, ideográfico; Conservação, restauração e descarte de documentos.

 

Requisitos de acesso: Idade mínima 16 anos – Cursando a partir do 9º ano

Documentos necessários à inscrição: Cópia – RG e CPF do Participante

Parceiro: SENAI

Critérios de certificação: 75% de aproveitamento

Contato: (77) 9.9951-9799/ rosario@abapa.com.br

 

 

 

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