A Abapa vai oferecer, em sua sede do Rosário, o curso de formação de assistente administrativo, provendo conhecimentos básicos sobre as diferentes técnicas da operacionalização dos processos nas atividades administrativas das empresas, possibilitando o entendimento da dinâmica e dos controles operacionais internos que garantam a eficiência empresarial dentro dos modernos conceitos de produtividade e qualidade. Com este curso, o aluno desenvolverá competências específicas para entender a estrutura organizacional interna das empresas, e conhecer os princípios básicos da administração e da gestão de pessoas.
Curso de formação de assistente administrativo
Data:30 de maio a 04 de agosto de 2022 (Data sujeita a alteração)
Horário: de segunda a sexta, das18h40 às 21h40 e, aos sábados, das 14h às 18h
Local: Abapa Rosário
Carga horária: 160 horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Comunicação Oral e Escrita – 20h
Apresentações: Preparação de apresentação; uso de vocabulário adequado. Redação Técnica: Descrição; Dissertação. Comunicação escrita na empresa: Correspondência; Oficial; Bancária; Comercial; Interna; Circulação de documentos
- Informática Aplicada – 20h
Abertura e fechamento dos programas; Área de Trabalho; Manipulação de Arquivos; Editor de textos (Configuração de página, Comandos de Edição, Correção ortográfica e gramatical); Editor de Planilhas (Formatação de planilha, formatação de célula, comandos de edição e fórmulas básicas); Editor de apresentações (Formatação de apresentação); Internet; Impressão.
- Orientação e Desenvolvimento Pessoal – 12h
Orientação para o trabalho (Elaboração de currículo; Postura na seleção); Inteligência Emocional; Criatividade; Comunicação Interpessoal; Teorias Motivacionais no Trabalho; Qualidade de Vida; Liderança; Relacionamento Interpessoal; Empreendedorismo; Planejamento; Negociação.
- Gestão Organizacional – 20h
Empresa: Definição, objetivos e classificação; Estrutura organizacional: tipos, sistema de hierarquia, departamentalização, responsabilidades; Organograma; Legislação empresarial e normas internas; Conceitos de organização, comprometimento e disciplina no trabalho; Conceitos e importância do planejamento, organização e controle; “noções” de gestão de projetos (Escopo, Prazo, Tempo, Custo); “noções” de inovação (conceitos, abordagem do design thinking);
- Fundamentos Contábil-Financeiro – 20h
Patrimônio: Conceito; Lucro, receita e custo. Demonstrações contábeis: Ativo e passivo; Receitas: Ganhos, despesas, perdas. Escrituração: Relatórios e balanços. Inventário, Orçamento, Plano de contas, lançamentos contábeis, regras gerais, elementos dos lançamentos.
- Recursos Humanos e Departamento Pessoal – 20h
Motivação; Liderança; Trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados; Relações trabalhistas; Processo de admissão; Rotinas de demissão; Processo de recrutamento e seleção ; Processo de treinamento e desenvolvimento; Processo de remuneração; Processo de avaliação de desempenho; Pesquisa de satisfação (clima organizacional); Saúde e Segurança do trabalho
- Fundamentos da Qualidade e Logística – 30h
Definições e conceitos de qualidade, Introdução a norma ISO 9001:2015; Ferramentas da Qualidade: Origem; Conceitos e Definições;5S; Ciclo PDCA
Fundamentos de logística: Conceito, aplicação e importância.
Logística de armazenagem: Filosofia tradicional e Just in Time (JIT); Localização do estoque; Leiaute; Tipos de estoque; Alternativas de estocagem (First In, First Out – FIFO e Last In, First Out (LIFO)
Logística de suprimentos: Cadeia de suprimentos
Logística de transporte: Estratégia de distribuição
Logística reversa: Conceitos, aplicação e importância para as organizações e sociedade.
- Organização de documentos e Arquivamento – 18h
Tipos, características e finalidades dos documentos; Correspondência Comercial: elementos constitutivos; padrões; Mala direta; Relatório; Ata; Recibo; Correspondência Oficial: elementos constitutivos; padrões; Atestado; Declaração; Ofício; Comunicação interna – circular, ordem de serviço, memorando; Procuração; Rotinas de documentos; Protocolo: recebimento, registro, triagem, classificação, expedição e distribuição, controle da movimentação; Controle de documentos; Fluxo de documentos; Arquivo: conceito, finalidade e importância; Métodos de arquivamento: cronológico, alfabético, numérico, alfanumérico, horizontal, vertical, geográfico, ideográfico; Conservação, restauração e descarte de documentos.
Requisitos de acesso: Idade mínima 16 anos – Cursando a partir do 9º ano
Documentos necessários à inscrição: Cópia – RG e CPF do Participante
Parceiro: SENAI
Critérios de certificação: 75% de aproveitamento
Contato: (77) 9.9951-9799/ rosario@abapa.com.br