Curso de operação de pá carregadeira é realizado no CT da Abapa

Publicado em: 10 de outubro de 2023

Com objetivo de atender a demanda existente nas fazendas da região com relação à qualificação técnica de seus times de colaboradores, o Centro de Treinamento e Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu, de 2 a 4 de outubro, o treinamento de Operação e Manutenção de Pá Carregadeira para nove pessoas, em Luís Eduardo Magalhães (BA). A capacitação foi realizada em parceria com a Gotemburgo, concessionária autorizada de máquinas e caminhões Volvo.

“Nossa região conta com máquinas modernas e altamente eficientes, o que reflete diretamente na necessidade de mão de obra especializada. Diante disso, o CT da Abapa, em colaboração com a Gotemburgo, ofereceu aos produtores rurais e à comunidade um excelente programa de capacitação profissional, focado na operação segura de máquinas e equipamentos”, afirmou Douglas Fernandes, gerente do CT da Abapa.

Além do curso, os participantes tiveram à sua disposição uma pá carregadeira moderna, alinhada às necessidades de trabalho da região. “Nossa parceria com a Abapa é de extrema importância, pois através do Centro de Treinamento conseguimos disseminar tecnologia e conhecimento para os usuários associados. Dessa forma, estamos obtendo melhores resultados com as soluções de equipamentos”, informou Ibsem Braga, gerente de vendas de máquinas do Grupo Gotemburgo.

As máquinas da chamada “Linha Amarela” são amplamente utilizadas na construção civil, com as pás carregadeiras e retroescavadeiras realizando o trabalho pesado nos canteiros de obra. No entanto, esses modelos vêm conquistando espaço nas fazendas, lado a lado com a “Linha Verde”, que envolve plantadeiras, pulverizadores e colhedeiras.

Na lavoura, as pás carregadeiras e retroescavadeiras são usadas no transporte de fardos e silos, assim como na movimentação de insumos necessários à produção agrícola, além de serviços de terraplenagem. Por isso, manter um time bem treinado e em dia com as atuações tecnológicas desses equipamentos é parte importante para a garantia do bom desempenho das propriedades rurais.

O curso teve carga horária de 24 horas para a categoria de aprimoramento, contemplando aulas práticas e teóricas, com os seguintes conteúdos: Noções de NR-6 – Equipamentos de proteção individual; NR-11-Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais; NR-12-Máquinas e Equipamentos; NR-31-Uso de Máquinas e Equipamentos; Direitos e Deveres do Empregador e Empregado; Código Brasileiro de Trânsito – Deslocamento de Máquinas e Equipamentos em Vias Públicas; Identificação das normas ambientais vigentes; Classe dos extintores; Classes de fogo; Inspeção dos extintores; Métodos de combate; Identificação do painel/monitor; Simbologia; e Funções/configurações operacionais.

 

10.10.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

 

Compartilhar:
;