Curso debate mudanças na NR 33 em curso no CT da Abapa

Publicado em: 29 de setembro de 2023

No dia 29 de setembro, o auditório do Centro de Treinamento e Tecnologia, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ficou repleto de pessoas interessadas em aprimorar os conhecimentos, visando otimizar processos produtivos. O curso “NR 33 – As novas obrigatoriedades na Gestão de Espaços Confinados” reuniu 51 participantes, entre técnicos e gestores de fazendas.

“O alinhamento técnico que foi conduzido no CT conta a presença de especialistas do Sesi, o que nos garante maior assertividade e total esclarecimento frente às tomadas de decisões dos profissionais da área segurança e gestores das fazendas, quando tratamos da identificação e elaboração do cadastro dos ambientes, que se caracterizam como espaços confinado. Nosso propósito é garantir operações cada vez mais seguras e eficientes, atendendo à legislação vigente”, afirma o coordenador do CT da Abapa, Douglas Fernandes.

Realizado em parceria com o Sesi Bahia, polo Região Oeste, a capacitação teve como foco a nova redação da norma, a obrigatoriedade da indicação do responsável técnico da empresa, além dos requisitos mínimos para indicação, atribuições do responsável técnico pelo espaço confinado, e prevenção a acidentes. “O objetivo é debater a NR 33 sobre as principais informações que regem a norma, para que as empresas atuem no cumprimento de seus requisitos legais e, desta forma, trabalhem de forma mais segura”, afirmou.

O engenheiro de segurança do trabalho, Aécio Aráujo, foi o instrutor dessa turma e contou que muitas dúvidas surgiram com a mudança na norma. “O agronegócio é repleto de espaços confinados. Por isso, as empresas e as fazendas precisam estar sempre atualizadas às mudanças na norma e fazer as adequações necessárias. No bate-papo que tivemos com os alunos, apresentamos as principais mudanças e esclarecemos essas dúvidas”, disse.

 

29.09.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;