Emissão de poluentes em dia

Publicado em: 9 de março de 2023

Esta semana, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que tanto reforça o cumprimento dos parâmetros de emissões de gases preconizados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), colocou a sua própria frota de caminhões para aferição, e o resultado foi a aprovação de 100% dos veículos. Este é um procedimento recorrente da entidade, que também fomenta o serviço entre os seus associados, em ações conjuntas com o SEST SENAT e Fetrabase. Ao todo, 14 caminhões e duas camionetes passaram pelo processo.

O serviço de aferição de emissão de gases em caminhões e camionetes também se estende às fazendas associadas. Através do Centro de Treinamento, a associação organiza uma agenda para os produtores interessados, e providencia a vinda dos técnicos do Programa Ambiental do Transporte (Programa Despoluir). O time do CT acompanha de perto as aferições. Trata-se de um processo simples e rápido, que toma de cinco a oito minutos por veículo. O veículo aprovado recebe o Selo Verde e o Relatório de Inspeção válidos por três meses

Luiz Carlos Bergamaschi ressalta que proporcionar a oportunidade de os produtores estarem sempre em dia com a legislação ambiental é parte da missão da Abapa e o resultado disso transcende o limite das fazendas. “A redução dos gases de efeito estufa é uma agenda mundial, e nós entendemos a importância de minimizar os eventuais impactos ambientais na produção de alimentos e fibras. Graças à força da coletividade, esta missão se torna possível”, conclui Bergamaschi.

Para agendar o serviço, o representante da propriedade deve entrar em contato diretamente com o Centro de Treinamento da Abapa, através do número (77) 9 9829-9092 e do e-mail ct9@abapa.com.br. Ele receberá informações sobre agenda e documentação necessária para cada participante.

 

Compartilhar:
;