Importância da união é ressaltada em reuniões com as comunidades de Roda Velha e de Rosário

Publicado em: 22 de outubro de 2022

No mês de outubro, a Abapa participou de dois encontros da série Reuniões com a comunidade. A primeira, no dia 05 de outubro, em Roda Velha, distrito do município de São Desidério, e a segunda, no dia 20 de outubro, no distrito de Rosário, município de Correntina/BA. O evento é promovido pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), junto com a Abapa e demais entidades de representação do agronegócio na região, e tem como objetivo ser um fórum de discussão e apresentação das demandas dos produtores locais, aproximando do centro das decisões regionais mesmo os agricultores situados nas áreas mais distantes.

Em Roda Velha, o vice-presidente, Paulo Schmidt, e coordenadores de programas e projetos da Abapa, como o Programa Fitossanitário, o Patrulha Mecanizada e o Centro de Treinamento (CT), detalharam as iniciativas que têm ajudado a mudar significativamente a realidade em seu raio de atuação. Segundo Paulo Schmidt, estes benefícios são muito claros do ponto de vista agronômico, quando se traçam estratégias de defesa sanitária eficazes, por exemplo, mas existem ainda os ganhos sociais atrelados ao retorno para o agricultor. “Os investimentos em educação e capacitação profissional ajudam a desenvolver a região, assim como o incremento na logística, promovido pelo Patrulha Mecanizada, melhoram a vida de todos os usuários das estradas vicinais do Oeste da Bahia”, afirmou, lembrando que somente a ação conjunta torna possíveis essas realizações.

“Queremos mostrar aos associados o que tem sido feito e ouvir deles quais são as duas dores, convidando os que ainda não fazem parte de alguma entidade de representação a se unir. Estamos atravessando anos muito difíceis, desde 2020, e o cenário ainda é de incertezas, o que torna mais evidente a importância da coletividade”, concluiu Paulo Schmidt.

No Rosário, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, conduziu a participação da entidade no evento. Um grupo considerável de produtores locais se reuniu da sede da Abapa, no local, onde foram apresentados o modelo de trabalho e as realizações das duas instituições, neste biênio de 2021/2022. Da mesma forma, os projetos e programas que, por sua magnitude, ressaltam a importância do associativismo na solução de problemas da coletividade, como, por exemplo, o controle do bicudo do algodoeiro, principal praga da cotonicultura, e os investimentos que vem sendo destinados à melhoria da logística nas estradas vicinais.

“O Rosário representa 15% da área produtiva na região Oeste, e um momento como este é uma oportunidade excelente para saber quais são as demandas e expectativas dos produtores da microrregião, e o que podemos fazer para impulsionar o seu desenvolvimento, buscando soluções e desenvolvendo estratégias para isto”, disse Bergamaschi.

Produtor local, Ricardo Nunes, da Fazenda São José, foi um dos agricultores presentes. Ele acredita que este canal de comunicação é muito importante. “Estamos, todos aqui, com a Abapa, atuando intensivamente no combate ao bicudo, fazendo nossa parte na erradicação de tigueras à beira das estradas e das rodovias vicinais. O empenho do produtor tem colaborado para que possamos, cada vez mais, diminuir a incidência da praga, o que resulta em menos aplicações de defensivos e mais produtividade em nossas lavouras”, afirmou.

Compartilhar:
;