Inovar para valorizar

Publicado em: 4 de agosto de 2021

As normas para condicionamento e análise das amostras de algodão em aparelho de HVI preconizam que estas devem estar com teor de umidade entre 6,75% e 8,25%. Desta forma, o processo de condicionamento das amostras se torna muito importante e determinante para que se obtenha resultados confiáveis e precisos.

Na safra 14/15, o Centro de Análises de Fibras da Abapa inovou no processo de climatização das amostras na Bahia com a implantação do sistema de condicionamento rápido/ativo (SCR), esse sistema consiste em acelerar o processo de climatização das amostras, para 30 minutos, em relação ao sistema de condicionamento passivo (SCP), que demandava de 24 a 72 horas para condicionar as amostras.

Essa inovação permitiu ao laboratório reduzir o prazo de divulgação dos resultados das análises, de 86 horas para de 24 a 36 horas, viabilizando ao cotonicultor realizar a formação de lotes/cargas de algodão através da segmentação da qualidade dos fardos utilizando os dados de HVI. Assim, diminui-se o menor desvio e se incrementa a uniformidade na comercialização, requisitos importantes para indústria têxtil. O cotonicultor vem atendo às necessidades de seus clientes, valorizando a fibra produzida.

Safra 2020/2021: até 03 de agosto, 626.842 amostras já haviam sido processadas em nosso Centro de Análise, o que corresponde a 21% do total estimado para safra, que é de cerca de três milhões. Foram, até o momento, atendidos 74 produtores e 51 usinas de beneficiamento.

Compartilhar:
;