Lançada a Pedra Fundamental do Posto Policial Militar do Rosário

Publicado em: 16 de março de 2022

A região de Rosário, distrito de Correntina, no Oeste da Bahia, responde por 15% da safra de grãos e algodão do estado.

Com o lançamento da pedra fundamental, nesta terça-feira (15), e o início das obras previsto para abril, a região do Rosário, distrito do município de Correntina, no extremo Oeste da Bahia, dá um passo importante para o incremento da sua Segurança Pública, com a construção de um Posto Policial Militar. Trata-se de uma demanda antiga dos produtores rurais e da sociedade local, que agora está em vias de ser concretizada, graças à parceria entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Correntina. As obras serão financiadas com recursos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro).

Pela parceria estabelecida, a Prefeitura Municipal fará a doação do terreno onde o posto será construído; a Abapa arcará com a edificação e a PM ficará com a gestão do posto que, futuramente, deverá contar com o chamado Pelotão de Divisa, composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. A estrutura terá em torno de 600 metros quadrados e deverá estar construída num prazo estimado em seis meses.

O Rosário faz divisa com Goiás e é limítrofe, também, com o Tocantins. Por sua localização geográfica, é considerado um acesso estratégico para o Nordeste brasileiro. De lá saem 15% da produção de grãos e algodão do estado, e entram, durante a safra, toneladas de insumos, o que coloca o distrito na mira de bandidos.

“Soma-se ao tráfego de riquezas, a distância do distrito dos grandes centros urbanos. São cerca de 350 quilômetros até Brasília, 300 quilômetros para Barreiras e em torno de 1,2 mil quilômetros até Salvador. Isso coloca as comunidades locais em uma situação de vulnerabilidade”, explica o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. A solução encontrada para viabilizar a estrutura, explica o presidente, mais uma vez foi o consórcio entre a iniciativa privada e o poder público.

“Há cerca de 40 anos, desde que o Oeste da Bahia se tornou uma fronteira agrícola, somar forças foi a única maneira de vencer obstáculos para o desenvolvimento da atividade agrícola. Isso se deu na logística, na educação, na formação profissional de mão-de-obra, e, agora, na Segurança Pública. Este posto atende ao agro e a todos os que vivem e trabalham aqui, fomenta o desenvolvimento regional e a qualidade de vida da população, tornando o município mais atrativo para investimentos”, ressaltou Bergamaschi.

Presente à solenidade de lançamento da Pedra Fundamental, onde representou o Comandante Geral da Polícia Militar – o Coronel Paulo Coutinho–, o Tenente-Coronel Comandante da 30ª CIPM, Luiz Augusto Normanha disse que o Pelotão de Divisa vai representar um grande salto na segurança para o Rosário. “O efetivo será aumentado e haverá mais viaturas em circulação, neste que é o portal de entrada para a Bahia”, ponderou.

A secretária de Meio Ambiente de Correntina, Regina de Castro, representou o prefeito José Nilson Rodrigues, o “Maguila”, na ocasião. “A segurança pública é um quesito importante na vida de toda a comunidade, sobretudo, na nossa, em função da localização em que estamos. Investir em segurança garante bem-estar para a população. Com esta parceria, todos ganham”, afirmou.

A Associação dos Moradores e Agricultores do Rosário (Ampovir) comemorou o feito. “Considero que este posto seja um marco histórico para o nosso distrito e parabenizo em especial a Abapa pela sua realização, em parceria com a Aiba e a Prefeitura Municipal”, disse o presidente da Ampovir, Felipe César de Santana.

 

 

16.03.2022

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

www.abapa.com.br

 

 

 

Compartilhar:
;