Em Cocos, curso de Operação de Manutenção de Retroescavadeira da Abapa, capacita profissionais para o agronegócio

Publicado em: 12 de março de 2024

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do Centro de Treinamento e Tecnologia e em parceria com a Prefeitura de Cocos nas secretarias de Agricultura e Educação, promoveu o curso de Operação e Manutenção de Retroescavadeira em Cocos. O evento contou com a participação de 14 alunos, que tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e qualificação para atuar no setor do agronegócio.

Segundo o instrutor Wallyson Nunes, o treinamento capacitou os alunos para operar o maquinário com segurança e eficiência nas atividades diárias. “O conteúdo abrange desde a segurança com a máquina até a operação propriamente dita, explorando todos os comandos e funções para um desempenho máximo. Além das aulas teóricas, os alunos também tiveram aulas práticas em condições reais de campo”, explicou Nunes.

As retroescavadeiras, conhecidas como “máquinas da Linha Amarela”, têm ganhado espaço nas fazendas ao lado da “Linha Verde”, que inclui plantadeiras, pulverizadores e colhedeiras, ampliando as oportunidades de trabalho no setor do agronegócio. Um dos participantes, Eduardo da Silva, que mora em uma fazenda da região, viu no curso uma chance de aprimorar seus conhecimentos. “Foi muito produtivo, um momento de trocar experiências. As orientações aprendidas aqui serão bastante úteis, principalmente nas oportunidades de emprego, pois saberei exatamente como manusear com segurança e realizar o trabalho de forma eficiente”, destacou.

Ederson Souza, frentista e morador do povoado de Santa Rosa, teve sua primeira experiência com maquinário no curso. “O curso é ótimo, o que aprendi aqui levarei para a vida. Recebi muitas orientações sobre segurança, que serão úteis em minhas novas experiências profissionais”, afirmou.

O curso de Operação e Manutenção de Retroescavadeira é realizado pela Abapa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Essa foi a primeira edição realizada neste ano em Cocos, e em breve será divulgada a data para a capacitação de uma nova turma. Para o secretário de Agricultura do município, Marcell do Vale Wanderley, a parceria com a Abapa é estratégica. “A união na realização desse trabalho fortalece a agricultura familiar do município, ano passado iniciamos com o curso de derivados de mandioca, boas práticas na produção de alimentos e renovamos para 2024 com a solicitação do curso de retroescavadeira. Só temos a agradecer à Abapa e sua equipe por proporcionar melhorias e a qualificação no campo”, finalizou.

Assessoria de imprensa Abapa – 12.03.2024

Compartilhar:
;