Na palma da mão

Publicado em: 14 de fevereiro de 2022

Desde o último dia 2, os produtores do Oeste da Bahia podem ter informações em tempo real, pelo celular, acerca do risco fitossanitário para a mancha de ramulária e a ferrugem asiática, duas doenças fúngicas de grande repercussão para as culturas do algodão e da soja, respectivamente. Para isso, o aplicativo Monitora Oeste, uma iniciativa da Abapa com a Embrapa Territorial, com apoio da Fundação Bahia e da Aiba, conta com uma rede de informantes, formada por pesquisadores, extensionistas e produtores regionais que percorrem os campos baianos de plantações de soja e de algodão durante o período de safra e alimentam o sistema.

Toda uma infraestrutura foi criada para detectar o perigo, como as armadilhas caça-esporos, que você vê nas fotos. Semanalmente, a equipe do Programa Fitossanitário da Abapa confere as lâminas nas 33 armadilhas, que estão estrategicamente posicionadas nas propriedades dos núcleos regionais de produção. Os resultados são inseridos no sistema, subsidiando as informações que serão emitidas como alertas ao produtor.

Se você é produtor, gerente de fazenda ou técnico, e ainda não baixou o Monitora Oeste, faça isso hoje mesmo e proteja suas lavouras!

Compartilhar:
;