Operação Safra 2022 deve repetir sucesso das oito edições precedentes

Publicado em: 16 de setembro de 2022

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Begamaschi, participou, em 15 de setembro, do lançamento da Operação Safra 2022. Na nona edição, a força-tarefa empreendida pela Polícia Militar da Bahia, em parceria com a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vai operar entre os dias 01 de outubro próximo e 02 de abril de 2023. Além dos representantes das Polícias, o lançamento também teve participação do secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino.

Desde o ano passado, a tecnologia somou-se ao maior efetivo e veículos envolvidos na ação, com a criação de um aplicativo de celular, no qual os produtores têm acesso a diversas informações e a um botão de pânico para notificar ocorrências, o que tem contribuído para diminuir, significativamente, o tempo de resposta nas ações policiais.

“Iniciativas como esta são muito importantes para a nossa região, porque, sem Segurança Pública, não podemos produzir, gerar empregos e ajudar a desenvolver o Oeste da Bahia. O período em que a Operação Safra vigora é justamente o de maior aumento de criminalidade na região, por conta do trânsito de insumos para o plantio da próxima safra. A Aiba, a Polícia Militar e a Adab estão, mais uma vez, mostrando como é positivo quando iniciativa privada e Poder Público unem forças”, disse Bergamaschi. O presidente da Abapa lembrou que a associação dos cotonicultores também investe em segurança, na construção do Posto Policial do Rosário, fruto também de parceria com a PMBA, Prefeitura Municipal de Correntina e com recursos do Prodeagro. O posto fica pronto ainda este ano.

De acordo com o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, os resultados apresentados no decorrer das oito edições da Operação Safra indicam a importância da manutenção dessa parceria entre as instituições. “Os inúmeros serviços prestados por esta iniciativa têm reflexos diretos na manutenção da paz do campo e nas cidades da região Oeste da Bahia”, destacou.

A operação também irá apoiar o trabalho da Adab, no controle fitossanitário e no trânsito de fertilizantes e defensivos agrícolas. “A cada edição, essa operação está melhor, mais eficiente e com maior interatividade entre produtores rurais e Polícia Militar”’, afirmou o diretor-geral da Adab, Lázaro Pinha.

A Operação vai estender o policiamento às zonas rurais dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Angical, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia, beneficiando 500 mil pessoas da região Oeste da Bahia.

Para o Coronel PM, Osival Moreira Cardoso, Comandante de Policiamento Regional – Oeste, a nona edição da Operação Safa repetirá o sucesso das precedentes. “Esse sucesso reflete o nível de entrosamento e cooperação entre as partes envolvidas. A Operação Safra aumenta a sensação de segurança entre produtores rurais e, sobretudo, às pessoas que moram no campo. Isso nos motiva cada vez mais a oferecer um serviço de qualidade à sociedade baiana”, concluiu.

 

16.09.2022

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

 

Compartilhar:
;