Operação Safra 2023 – Cerco fechado para a criminalidade no Oeste da Bahia

Publicado em: 14 de setembro de 2023

Abapa participa do lançamento da Operação Safra, em Barreiras

Com a presença dos representantes dos produtores rurais, Governo do Estado e do alto comando da Polícia Militar, foi lançada, nesta quinta-feira, 14 de setembro, a Operação Safra 2023. Trata-se da décima edição da força-tarefa empreendida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, através da Polícia Militar (PMBA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A iniciativa garantirá o reforço do policiamento no Oeste do estado, entre os meses de outubro de 2023 e março de 2024, com ações preventivas e repressivas contra grupos especializados em furtos e roubos de grãos, de produtos destinados à agricultura em geral e de defensivos agrícolas. A Abapa, representada pela vice-presidente, Alessandra Zanotto, participou da solenidade, realizada na Base Avançada (Bavan) do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, no aeroporto de Barreiras.

A Operação Safra foi criada em 2014, para ajudar a combater a ação de bandidos nos meses de maior do trânsito de carga e insumos agrícolas na região. Estes produtos, utilizados para o plantio, possuem considerável valor financeiro, o que, antes da operação, era um atrativo para a ação de bandidos. De acordo com dados da Aiba, desde o primeiro ano de implementação até 2023, mais de 83 mil pessoas foram abordadas pelos policiais. Além disso, cerca de 20 mil veículos foram vistoriados, 14,5 mil motocicletas passaram pelo crivo dos agentes, e 180 criminosos foram presos em flagrante. Quase 300 armas de fogo foram apreendidas e 28 veículos recuperados. Dentre as fazendas da região, a PM fez cerca de 35,3 mil visitas.

Este ano, a Aiba, com recursos do Prodeagro, dotou a Operação Safra de oito novas viaturas e está ajudando a custear a logística de 40 policiais militares escalados para trabalhar na operação. Além de incremento no efetivo e na aparelhagem policial, a força-tarefa conta com o reforço da tecnologia. Um aplicativo de celular foi especificamente criado para ajudar no combate ao crime. Neste app, os produtores têm acesso a diversas informações e a um botão de pânico para notificar ocorrências, o que tem contribuído para diminuir, significativamente, o tempo de resposta nas ações policiais.

Sucesso

Para a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, além dos benefícios evidentes para os produtores, a Operação Safra contribui para a segurança geral da sociedade local e dos passantes, porque coíbe e desestimula a criminalidade. Zanotto destaca “união”, como a palavra que lastreia o sucesso da Operação Safra.

“O êxito, nestes 10 anos, reflete o nível de entrosamento e cooperação entre todas as partes envolvidas. Esta é uma prova da eficácia da união de todos. O produtor rural gera empregos, gera riquezas e é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da nossa região. Mas ele precisa ter capacidade e, acima de tudo, paz, para desenvolver as suas atividades. Sem dúvida este é um ato que muito nos ajuda a cumprir a nossa missão aqui”, disse Alessandra Zanotto, lembrando que acaba de ser concluída e em breve será inaugurada a nova sede do Batalhão da Polícia Militar, no distrito de Rosário. Trata-se de uma obra conduzida pela Abapa, em parceria com a prefeitura de Correntina, a PMBA e a Aiba, com recursos do Prodeagro. “Eu, como produtora e associada a Abapa, aqui representando o presidente Luiz Carlos Bergamaschi, desejo um grande sucesso para esta décima Operação Safra”, concluiu.

Paz no campo

Nas palavras do presidente da Aiba, Odacil Ranzi, a conjunção de forças entre a PM, a Adab e a Aiba tem ajudado a “trazer a paz e a segurança, tão sonhada, no campo”. Segundo Ranzi, o agricultor precisa dessa tranquilidade para produzir mais e dar tranquilidade à sua família, nas fazendas, em seu dia a dia, e no exercício das suas atividades”, declarou.

Caso de sucesso

A operação também irá apoiar o trabalho da Adab, no controle fitossanitário e no trânsito de fertilizantes e defensivos agrícolas. De acordo com o diretor geral da Adab, Paulo Menezes, “a Operação Safra mudou a história da segurança pública no Oeste da Bahia e se tornou um exemplo de sucesso a ser copiado no Brasil inteiro”.

Para o comandante geral da PM da Bahia, Coronel Paulo José Coutinho, a operação safra é um caso de sucesso e foi formatada de maneira modelar. “Ela cresceu e esse crescimento resultou não só nas viaturas adicionais, mas refletiu, também, a vontade do governo do estado de estar presente em todas as regiões”, disse.

Segundo o subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcel de Oliveira, que representou o secretário Marcelo Werner, “A operação apoia o trabalho do agricultor que faz a região crescer pujante no cenário da Bahia, traz a paz e uma mudança efetiva para o desenvolvimento da região”, afirmou.

 

13.09.2023

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;