Padronizar é importante.

Publicado em: 11 de agosto de 2021

Atualmente, análises padronizadas de algodão com equipamentos de alto volume (HVI) são amplamente executadas e estão se tornando, cada vez mais, a base para o comércio do algodão. Programas de qualidade para Padronização Comercial da Análise Instrumental de Algodão têm sido executados em todo o mundo e no Brasil.
A participação dos laboratórios em programas Interlaboratoriais é determinante para essa padronização. Isto porque são realizadas avaliações de medições ou ensaios nos mesmos parâmetros, por dois ou mais equipamentos, de laboratórios distintos, e de acordo com as condições predeterminadas em normas e organismos realizadores.
Um dos programas Interlaboratoriais mais importantes do mundo é a Força-Tarefa do ICAC (Comitê Consultivo Internacional do Algodão), da qual participam, principalmente, laboratórios de países produtores.
Todos os equipamentos de HVI do Centro de Análise de Fibras da Abapa participam, anualmente, de rodadas internacionais de Teste do ICAC CSITC. Os resultados das rodadas de teste são usados para detectar e reduzir desvios sistemáticos nas médias dos resultados das análises.
Nas últimas duas rodadas de 2020, todos os equipamentos de HVI do laboratório obtiveram resultados melhores que a mediana, que é um dos parâmetros de referência na avaliação da performance do equipamento. Nossos equipamentos ficaram bem colocados no ranking mundial, com três equipamentos entre os 10 primeiros colocados, estando uma das máquinas em primeiro lugar na quarta rodada de 2020.
Obter as melhores posições no mais importante Interlaboratorial não é fruto do acaso: é resultado de muito trabalho, capacitação e gestão. Estamos mostrando ao mercado que o algodão brasileiro é produtivo, tem alta qualidade, e seus resultados são confiáveis.
Safra 2020/2021: até 10 de agosto, 748.235 amostras já haviam sido processadas em nosso Centro de Análise, o que corresponde a 24,9% do total estimado para safra, que é de cerca de três milhões. Foram, até o momento, atendidos 80 produtores e 53 usinas de beneficiamento.

Compartilhar:
;