Para Abapa, sucesso da AgroRosário 2023 aponta para ano e safra positivos

Publicado em: 14 de março de 2023

Entre os dias 09,10 e 11 de março, a região do Rosário, no município de Correntina, sediou a feira de tecnologia e negócios agrícolas AgroRosário, e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), novamente, participou do evento. O Rosário pode ser uma “microrregião”, na definição geográfica, mas tem quase uma vez e meia a área territorial do estado de Sergipe e responde, em produção, por 15% do montante do Oeste da Bahia, em grãos e fibras. A AgroRosário 2023 deu uma mostra do potencial regional: todos os 140 estandes foram comercializados, e a fila de espera para 2024 já tem 40 interessados, de prontidão.

O evento surgiu como uma evolução do dia-de-campo que a empresa J&H Sementes promovia, desde 2008. Em 2013, ele ganhou corpo e virou uma instituição à parte. Desde então, algumas das mais importantes empresas globais de insumos agrícolas, em máquinas, implementos, defensivos e fertilizantes marcam presença na mostra.

A AgroRosário é a oportunidade para o produtor ficar a par das novidades tecnológicas, atualizar os conhecimentos e reforçar a network. Importantes reuniões governamentais também têm lugar na programação. No primeiro dia do evento, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, participou de uma série de reuniões, como a que ocorreu entre o Comitê da Bacia do Rio Corrente e Associação dos Produtores Rurais da Chapada do Rio Pratudão – Aprup, que é membro do comitê da AgroRosário.

Na agenda, também teve encontro com a Coelba, para discutir o aprimoramento da qualidade do fornecimento de energia para a produção agrícola, além de diversas outras pautas, com entidades de produtores, dentre elas, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). No segundo dia de feira, Bergamaschi, juntamente com representantes de entidades do agro, teve audiência com o secretário de agricultura da Bahia, Wallison Oliveira, para debater sobre estratégias e desenvolvimento da pavimentação das estradas, dentre outras prioridades. O presidente da Abapa visitou os estandes da feira, acompanhado de outras autoridades.

“É uma grande alegria, para a Abapa, testemunhar e ser parte do sucesso da AgroRosário. Muitos dos nossos programas fundamentais acontecem aqui nesta microrregião, onde inclusive, temos uma sede. A feira comprova que o poder da união é capaz de produzir grandes coisas, como atrair milhares de participante para este evento, que se dá fora do eixo dos maiores centros urbanos do Oeste. Ao abrir o calendário de eventos do agro na Bahia, uma AgroRosário bem-sucedida eleva a nossa expectativa para um ano e uma safra de resultados muito positivos”, afirma Bergamaschi.

Segundo Anderson José Toniazzo, da Aprup, mais uma edição de sucesso da Agrorosário demonstra que ter elegido o mote “A força da união”, não foi um acaso. “A cada ano, o evento cresce e fica mais organizado. A demanda para o ano que vem já é grande. Sem união, isso não seria possível”, diz. Harald Kudiess, um dos fundadores da J&H Sementes e presidente da Aprup, faz coro: “valeu o esforço e a dedicação de todos. Com certeza, vamos repetir o sucesso no próximo ano. A todos os produtores do Oeste da Bahia, que trabalham muito e se dedicam para que essa região se destaque, o meu muito obrigado por tudo”, concluiu.

 

Compartilhar:
;