Presidente da Abapa participa de simpósio sobre sistemas de produção, no Mato Grosso do Sul

Publicado em: 17 de agosto de 2023

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, participou, no dia 16 de agosto, de um painel de debates no II Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção (SIP) 2023, que teve início no dia 15 de agosto, em Campo Grande (MS), no auditório do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e sua associada regional Associação Sul-Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).

“O evento tem muita relevância porque reúne pesquisadores, produtores e consultores, trazendo para as discussões as práticas mais modernas em termos de manejo do sistema produtivo, bem como práticas de cultivos mais responsáveis entregando excelentes resultados à produção agrícola. Durante o debate, foi abordada a questão da saúde do solo, e mostramos desafios enfrentados pela cultura do algodão e a evolução que tivemos com a adoção de práticas sustentáveis ao logo dos anos, aumentando a produtividade. Esperamos levar esse evento para a Bahia em 2025”, explicou Bergamaschi, que participou do painel “Importância agronômica e econômica da diversificação dos cultivos nos sistemas de produção”.

As práticas agronômicas e pecuárias que contribuam com aumento de produtividade do campo, em sintonia com aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental foram os principais assuntos abordados durante as discussões. Práticas como rotação de culturas, Sistema Plantio Direto (SPD), Manejo Integrado de Pragas (MIP), entre outras, foram debatidas no evento.

Para proporcionar a troca de conhecimentos entre os participantes, especialistas, produtores, professores, pesquisadores e técnicos, o simpósio foi dividido em palestras, mesas-redondas e painéis, que abordaram diferentes aspectos relacionados aos sistemas intensivos de produção, com ênfase para as áreas de expansão.

O Simpósio termina nesta quinta-feira, dia 17, com o painel “Características do clima, potencial e desafios do uso de irrigação em áreas de expansão e de intensificação”. Entre os palestrantes, debatedores e moderadores, há também a participação de produtores, pesquisadores e técnicos de outros estados, como Mato Grosso, Goiás, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. O evento conta ainda com apoio da UEMS, Famasul, Sistema OCB/MS e outras empresas patrocinadoras.

 

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente

(17) 99611-8019

Compartilhar:
;