Projeto inovador promove segurança em silos na Bahia: Abapa e Fieb lideram iniciativa

Publicado em: 14 de março de 2024

A abertura do evento “Um Diálogo Essencial para Segurança em Silos” marcou o lançamento do Projeto Setorial de Armazenamento de Grãos, realizado na terça-feira (11) no Centro de Treinamento da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães, contando com a presença dos presidentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi.

O Projeto, conduzido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) em parceria com a Abapa, Aiba, Associação das Empresas do Centro Industrial do Cerrado de Luís Eduardo Magalhães (Aciclem) e Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (Adib), surge em resposta ao crescente número de acidentes em atividades de armazenamento de grãos e segurança em silos no país, com mais de 300 silos instalados apenas no Oeste da Bahia.

O engenheiro de segurança de trabalho do SESI, Tiago Azevedo, destacou a importância do projeto pioneiro na Bahia, focado na prevenção e segurança do trabalhador de acordo com as Normas de Segurança, tanto para indústrias quanto para fazendas no setor de armazenamento.

Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb, ressaltou a preparação da Federação para atender a demanda na região Oeste, contribuindo com soluções que fortalecem as práticas de segurança nos silos e armazéns, visando a prevenção de acidentes.

Luiz Carlos Bergamaschi enfatizou a parceria entre a associação e o Sistema “S”, que tem trazido resultados significativos para produtores e funcionários. Desde 2010, mais de 90 mil pessoas foram qualificadas para o mercado de trabalho no setor agrícola no Centro de Treinamento da Abapa, graças a essas parcerias.”É visível a promoção de mudanças que estas capacitações trouxeram para a região como um todo, trata-se de melhoria na qualidade de vida, mais segurança e saúde para os trabalhadores e aumento de produtividade. São parcerias que estão dando certo e serão fortalecidas”, destacou.

O evento técnico com as empresas incluirá a elaboração de um programa de gerenciamento de risco do trabalho baseado nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a realização de um diagnóstico de segurança e saúde do trabalho, o planejamento para implantação das soluções propostas, e a capacitação dos trabalhadores e supervisores, além de suporte técnico para a empresa na implantação.

Assessoria de imprensa Abapa – 14.03.2024

Compartilhar:
;