Cursos de formação de Executor e Coordenador de aviação agrícola

Publicado em: 6 de maio de 2022

A aviação agrícola é estratégica no combate a pragas e doenças em áreas de grande extensão de lavouras, como a região Oeste da Bahia. Por isso, qualidade e precisão são imprescindíveis quando se usa este método, para que ele seja aplicado de maneira sustentável. É aí que entra em cena dois profissionais estratégicos: os Coordenadores de Aviação Agrícola (CCAA) e os Executores de Aviação Agrícola (CEAA). Os coordenadores são engenheiros agrônomos, e, neste caso, os responsáveis legais pela atividade. Já os executores, como o próprio nome sugere, são aqueles que põem em prática as deliberações do coordenador. Neste caso, eles podem ser técnicos agrícolas e agropecuários.

A Abapa promoverá, pela primeira vez, promover um curso específico para capacitação destes, em seu CT, graças a uma iniciativa pioneira, junto ao Ministério da Agricultura (MAPA), em parceria com a ABA Manutenção de Aeronaves, e a empresa SABRI.

Objetivo:

Os cursos vão capacitar, respectivamente, os profissionais que estão diretamente envolvidos na aplicação das aeronaves agrícolas, com ênfase para os cuidados que devem ser observados quanto aos alvos físicos e biológicos; à tecnologia de aplicação; aos equipamentos e suas  regulagens, à legislação, ao planejamento operacional, objetivando a proteção às pessoas, bens e ao meio ambiente, por meio da redução de riscos oriundos do emprego de produtos de defesa agropecuária, dentre outros, conforme Instrução Normativa 002/2008 – MAPA.

 

Executor de Aviação Agrícola (CEAA)

Data: de 04 a 08 de julho de 2022

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: CT – Abapa

Carga horária: 46 horas

 

Coordenadores de Aviação Agrícola (CCAA)

Data:  de 11 a 16 de julho de 2022

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: CT – Abapa

Carga horária: 42 horas

Conteúdo programático Coordenador

  • Aeronaves agrícolas – Aspectos históricos. Características básicas. Desempenho operacional. Aspectos econômicos e estatísticos. Principais aeronaves utilizadas.
  • Aviação agrícola – Aspectos históricos e estatísticos. Legislação e política específica. Fiscalização do uso da aviação agrícola. Usos especiais.
  • Tecnologia de Aplicação Produtos químicos agrícolas. Toxicologia. Teoria de gota. Equipamento para aplicação via líquida. Equipamentos para aplicação via sólida. Determinação de faixas de deposição e uniformidade de distribuição. Calibração de aeronaves agrícolas. Aspectos aerodinâmicos do voo aeroagrícola. Fatores meteorológicos ligados ao voo agrícola.
  • Planejamento operacional Produtividade de aeronaves agrícolas. Estudo econômico de operações aeroagrícolas. Técnicas operacionais
    Relatório operacional
  • Relatório de atividades.
  • Práticas Constituição dos equipamentos de aplicação. Voo de calibração. Determinação de faixas de deposição e coeficiente de variação. Levantamento de condições operacionais. Embandeiramento. Condições Operacionais. Práticas de aplicação

Docente: Eng. Agrônomo Dr. Henrique Campos, especialista em Tecnologia de aplicação de defensivos fitossanitários.

Parceiro: ABAPA / ABA / SABRI

Contato: (77) 3639-6832 / ct9@abapa.com.br

Ficha de identificação do candidato: Clique aqui

Compartilhar:
;